sexta-feira, 10 de julho de 2009

A FUNÇÃO DO GESTOR

Discorrer sobre a função do gestor não é tarefa das mais fáceis, devido a complexidade do que é o seu fazer diário. Acredito que "A função do gestor é um eterno construir, um eterno vir a ser", oportunamente justificarei o meu modo de ser.
Com base no vídeo apresentado no curso Gestão de Mídias na Educação, observo na fala da sra. Maria Beatriz Luce, que, o gestor deve ser aquele que carrega em si o ato de gestar, de nutrir, de alimentar o trabalho da equipe escolar no sentido etmológico da palavra que resgata e que este deve antes de preocupar-se tanto em assinar cheques, pensar no assinar os certificados, como garantia da aprendizagem dos alunos.
Para o sr. Rogério de Andrade, o gestor é aquele agente catalisador de todos, aponta também que este precisa estimular, gerenciar, assinar cheques, ser líder, ver se a escola caminha na direção do seu projeto.
Por último o sr. Francisco de Moura Teixeira Filho, fala que a função do gestor é muito profunda, que este é o espelho para a escola, e que seus sucessos e fracassos pertence à equipe escolar.
O debate realizado apresenta olhares diferenciados sobre o mesmo tema: A função do gestor. É exatamente neste ponto que fico encantada, a riqueza que é a variedade de concepções apresentadas. Assim, eu também, gestora da U. I. Viriato Corrêa, no início da construção deste texto mencionei que a função do gestor é eterno construir, que aqui justifico e acrescento a este o termo reconstruir na complexidade do seio da escola.
A LDB 9394/96, aponta no seu art.1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Tendo aínda por base os princípios de liberdade, igualdade e solidariedade, acrescento a este a responsabilidade e o compromisso. Vale ressaltar a complexidade e importância de um gestor para dinamizar a escola, buscar caminhos para motivar todos os envolvidos no processo educativo, realizar um trabalho coletivo com metas claras e compartilhadas por todos, respeitar as diferenças e a relação com os alunos, professores, pais e comunidade, valorizar as relaçoes afetivas e emocionais e acima de tudo garantir a aprendizagem dos educandos.
Dilce Duarte

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